Curiosidades

O que é PEAD?

PEAD é a abreviação de Polietileno de Alta Densidade. É um termoplástico derivado do eteno, possui larga utilização em todo o planeta, principalmente utilizado em embalagens e em geomembranas utilizadas em aterros sanitários.

Publicidade

A produção do PEAD é realizada a partir da polimerização do eteno, onde há a etapa de suspensão em solvente; solução; em fase gasosa. Há fase gasosa é a mais moderna tecnologia.

Aproximadamente 100 milhões de toneladas de materiais plásticos são fabricados por ano através do polietileno de alta densidade. A qualidade deste polímero é bastante alta, assim como a sua durabilidade, resistência a corrosão flexibilidade. Possui uma resistência bastante considerável em relação a água, sem segurar o oxigênio ou o gás carbônico.

Publicidade

A temperatura máxima que um PEAD resiste é de 120ºC e a mínima é de -100ºC, portanto podemos perceber o porque este polímero possui uma boa resistência, ele é capaz de encarar as mais adversas mudanças bruscas de temperatura sem alterar a sua composição. Seu ponto de derretimento é de 130ºC, é um material translúcido e bastante rígido.

Podemos encontrar o PEAD em embalagens de sabão em pó; embalagens de leite; e muitas vezes em embalagens que carregam combustíveis. São fabricadas também mesas, cadeiras dobráveis, sacolas plásticas e embalagens retornáveis.

Como este termoplástico é bastante utilizado em todo o mundo, deve haver uma preocupação com o seu destino final. A reciclagem do PEAD é uma alternativa bastante viável, e é a segunda resina mais reciclável do mundo. As embalagens deste plástico provem de diversas fontes, como brinquedos, barris em PEAD, sacolas e todos os outros anteriormente mencionados.

Há quatro etapas em que os polietilenos de alta densidade devem passar no processo de reciclagem, são elas: lavagem dos produtos de PEAD e prensagem; os fardos são triturados, gerando flocos; os flocos passam por um processo que irá gerar grãos aglomerados e posteriormente estes grãos com aditivos serão pelletizados.

Publicidade

Deixe uma resposta