Animais

O que é peixe-boi?

Peixe-boi é um mamífero de corpo arredondado e liso. Ele possui nadadeiras e vive em águas salgadas e doces. A fêmea se chama peixe-mulher.

Publicidade

No Brasil o peixe-boi vive nos rios da Amazônia. Ele come plantas e gramíneas e pode chegar a 4 metros de comprimento e pesar até 600 kg. As nadadeiras ajudam o animal a escavar e arrancar a vegetação. Vivem cerca de 50 anos.

No século 19, existiam muitos espécies de peixe-boi marinho, do Espírito Santo até o Amapá, mas em função da caça para aproveitar o óleo, a carne e o couro as espécies começaram a desaparecer. Além disso a fêmea tem um filhote a cada três anos, isto acaba diminuindo o número de espécies. Este animal é protegido pelo Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios.

Publicidade

Atualmente o peixe-boi é ameaçado de extinção no Brasil. No interior do Amazonas, apesar do IBAMA proibir ainda há pessoas que praticam a caça. O animal é manso e quando chega perto dos barcos fica preso, morrendo afogado ou acaba sendo preso pelos pescadores. Os que vivem no mar são os mais ameaçados existindo somente 400 deles entre Alagoas e Maranhão.

No Rio Cristal, em Miami, existem vários peixes-boi e então possui uma grande vigilância. Na Flórida o alimento existe em abundância e eles possuem aconchego durante o inverno americano. Os biólogos se preocupam muito com o motor das lanchas, que assusta e polui.

Existem outros tipos de peixe-boi:

Peixe-boi-africano, vive no Atlântico, nas águas doces e costeiras do oeste da África, Peixe-boi-anão foi encontrado no Brasil. com apenas 1,30 m de comprimento, habita águas do rio Arauazinho, no Amazonas.

Publicidade

Deixe uma resposta