Animais

O que é peixe-bolha?

O peixe bolha também conhecido como peixe gota é um animal exótico, parecido com uma água-viva, tem uma aparência até feia comparado com outros peixes. Tem um formato arredondado, nariz avantajado e cor rosada.

Publicidade

Seu nome científico é Psychrolutes marcidus e este peixe vive a 900 metros de profundidade na costa leste australiana e da Tasmânia, resistindo as altas pressões. Mede 12 cm e fica flutuando esperando os alimentos.

O peixe-bolha pode desaparecer em função da pesca de caranguejos e lagostas que provocam um desequilíbrio na cadeia alimentar. O peixe fica sem alimento e come plantinhas e peixes bem menores que ele, mas ele abocanha os que passam a sua frente, pois não tem habilidade de caçar seu alimento. Geralmente é encontrado por mergulhadores que gostam de observar espécies diferentes.

Publicidade

O peixe se adaptou a profundidade e sua pele tornou-se gelatinosa. Quando ameaçado, ele incha e o predador decide soltá-lo, depois que o perigo passa ele volta ao normal.. Seus olhos e órgãos são venenosos então não servem de alimento para outros animais.

Por ser um animal gelatinoso e com densidade um pouco menor que a água, o peixe é facilmente preso nas redes de pesca, mas como não é comestível é morto pelos pescadores e por isso está na lista de animais em extinção.

Não foram realizados muitos estudos desta espécie, pois é um animal muito inacessível que não traz nenhum benefício, porém por ser um bicho esquisito e exótico chama a atenção das pessoas. Mas não se conhece muitas informações a seu respeito, nem sobre sua evolução.

Os australianos estão tão preocupados com o animal que estão passando até abaixo-assinado para que o peixe fique vivo e assim os cientistas possam estudar um pouco mais sobre este estranho animal

Publicidade

Deixe uma resposta