Saúde e Bem Estar

O que é Pele?

A pele nada mais é do que uma membrana que recobre toda a superfície do corpo, não apenas no homem como também nos animais. Essa membrana é formada por camadas de células achatadas, sendo que a camada mais externa é sempre a mais fina, mais enrijecida que as demais e impermeável.

Publicidade

A pele auxilia o corpo a manter a temperatura ideal através da transpiração e da distribuição da quantidade de sangue próxima a superfície. Outra função importante é a de eliminar as toxinas. É por seu sistema de nervos que se percebem as sensações do tato, da dor, do calor e também do frio

Existem na pele duas camadas principais, a exterior que se denomina epiderme, e a inferior que é denominada derme ou córion. A epiderme é formada por diferentes camadas, das quais a mais superficial se chama estrato córneo e é formada por células intimamente agrupadas que se apresentam sob a forma de placas, com uma textura córnea e sem vida. Estas células são eliminadas continuamente da superfície e são substituídas pelas camadas interiores.

Publicidade

A segunda camada da epiderme é denominada estrato lúcido, e consiste em várias camadas de células agrupadas sob a forma de escamas. A terceira camada é denominada estrato granuloso, e as células não apresentam um formato tão achatado, possuem uma substância chamada eleidina. As unhas são consideradas uma transformação desta camada. A seguinte, denominada estrato germinativo,a pigmentação escura de certas raças encontra sua origem nesta camada.

A derme ou córion é constituída por uma densa rede de fibras de tecido conjuntivo. Encontram-se ali alojados os finos plexos nervosos, as glândulas, os folículos capilares e um grande número de vasos sanguíneos. A derme apresenta uma camada de papilas cujos sulcos conjuntivos a levam a se comunicar de forma direta com a epiderme.

Publicidade

Deixe uma resposta