Tecnologia e Internet

O que é pen drive?

Saiba o que é e como funciona um pen drive.

Um pen drive é um dispositivo de memória flash portátil conectado através da USB e utilizado para armazenar e transferir todo o tipo de arquivo para um computador. Como todo notebook, desktop e tablet possuem entradas USB, um pen drive é completamente portátil, podendo levar ele pra onde você desejar.

Publicidade

Origem do nome

O nome pen drive se deve por ele ser pequeno o suficiente para carregar com você, até mesmo em seu bolso, assim como uma caneta. Tanto que os primeiros dispositivos pen drives que surgiram tinham o exato formato de uma caneta. Em alguns países eles são conhecidos pelo nome flash drive.

Componentes

Um pen drive nada mais é do que uma pequena placa de circuito integrado que é protegido por um componente plástico, tornando-o muito resistente para ser levado no bolso. O que fica exposto é o conector USB e ele pode danificar, mas a maioria vem com uma capa que o protege, enquanto outros são retráteis.

Publicidade

Como usar

Usar um pen drive é tão simples quanto usar um disquete, para os mais antigos. O usuário simplesmente conecta seu dispositivo em uma entrada USB, que ele automaticamente será reconhecido. Uma vez reconhecido, o seu sistema operacional irá mostrar este novo drive, que você poderá simplesmente arrastar, copiar e excluir seus arquivos.

Vantagens

A grande vantagem com relação a seus antecessores, como disquetes e CDs, é a grande capacidade de armazenamento de um pen drive. Enquanto um CD armazena 700 MB, os pen drives podem chegar a 128, 256 ou 512 GB.

Além disso, a transferência dos dados é muito mais rápida se comparada a essas tecnologias anteriores. A durabilidade também é maior e dificilmente ocorrerá de você perder seus arquivos por estragar o seu dispositivo, algo que era muito comum de acontecer com os disquetes.

Mesmo os pen drives com menores capacidades irá proporcionar uma capacidade de armazenamento suficiente para todos os seus arquivos. Qualquer tipo de arquivo que você tenha no seu disco rígido pode ser copiado para um pen drive. E não só arquivos, pois existem muitos programas executáveis que rodam diretamente pelo pen drive, são os chamados softwares “portables”.

Limitações

Mesmo com a grande durabilidade dos pen drives, há sim uma limitação de uso. Normalmente uma unidade tem um número limitado de ciclos, que significa quantas vezes você pode copiar e apagar seus arquivos. Um dispositivo em média pode ter até 100000 de ciclos. Mais que isso fará com que sua unidade fique comprometida e que seus arquivos fiquem corrompidos.

Publicidade

Deixe uma resposta