O que é Peste Negra?

Por: Ananda Manica

A peste negra é uma doença que se espalhou pela Europa no ano de 1347, teve seu inicio na ilha mediterrânea da Sicília. Na época esta doença era um grande mistério, pois morriam diversas pessoas muito rapidamente e ninguém sabia qual era a causa.

O que é Peste Negra?

Os sintomas apresentados eram câimbras estomacais muito severas e inchaços nos gânglios linfáticos. Essa doença deixava muitos hematomas nos corpos dos infectados. Depois de algum tempo descobriu-se que esta doença na verdade era a Peste bubônica, causada por um bacilo denominado Pasteurella pestis, que se hospedava na pulga do rato. A Peste negra se espalhou de forma muito violenta da Sicília para toda a Europa, causando grande pânico em toda a população, aqueles que viviam em pequenas comunidades acabavam fugindo para o campo, e consigo levavam a doença. Uma estimativa foi realizada e com ela constatou-se que cerca de um terço de toda a população da Europa acabou morrendo devido a esta doença.

Para tentar controlar a doença, os médicos na época acabando receitando ervas para que as pessoas infectadas tomassem na esperança de obter alguma melhora. Realizavam-se também sangrias, ou seja, abriam-se as veias dos infectados para deixar que o “sangue ruim”, o “sangue infectado” saísse. É claro que esses tratamentos não tinham efeito positivo nenhum sob a peste negra.

Considerada uma das causas do declínio do sistema feudal, a peste negra matou muitas pessoas e reduziu de forma considerável a mão-de-obra. Em alguns locais, como a Inglaterra , os trabalhadores que sobreviveram iniciaram revoltadas contra as leis severas existentes e também contra altas taxas.

Para que fosse identificado os locais onde existisse doentes devido a peste negra, as casas que tinham doentes possuíam em suas portas uma cruz. Quando os pacientes não sobreviviam eram transportados para serem enterrados em valas com o auxilio de voluntários e até mesmo criminosos.

Deixe uma resposta