Ecologia e Meio Ambiente

O que é Petróleo?

O Petróleo é um óleo natural com coloração escura e cheiro bem característico e inflamável, sua composição é basicamente de hidrocarbonetos. Acredita-se que a sua origem está ligada aos organismos que ficam em suspensão na água como os protozoários e afins. Estes seres com o passar dos anos foram acumulando-se no fundo dos mares e foram comprimidos com o passar do tempo formando o que hoje conhecemos como Petróleo.

Publicidade

Fonte de renda de alguns países, como o Oriente Médio, o petróleo está presente em diversos produtos do nosso dia a dia como a gasolina, o óleo diesel, produtos plásticos, é a principal fonte de energia, está presente também na parafina, nos óleos lubrificantes, asfaltos, pneus, tintas, enfim, em inúmeros produtos.

Apesar de ser um recurso natural, o Petróleo possui tempo determinado de vida devido a sua intensa utilização e a sua demora para sua elaboração, durando cerca de milhões de anos por se tratar de um fenômeno natural. As diversas perfurações existentes no mundo possuem dia certo para terminarem, e esse é um grande medo de todos, pois é através do petróleo que se fabricam milhares de coisas indispensáveis para o dia a dia.

Publicidade

Para que um terreno seja perfurado e que dali se tira o petróleo já previamente encontrado, são necessárias uma série de atividades. Primeiramente é preciso que o terreno esteja limpo e nivelado, é necessário que perto do local de perfuração exista uma fonte de água, pois a perfuração utiliza a mesma e caso não existe um poço é cavado no local. Depois disso inicia-se o processo de perfuração com todos os cuidados necessários para que não se prejudique o meio ambiente.

Publicidade

Deixe uma resposta