Tecnologia e Internet

O que é phishing?

Conheça mais sobre essa fraude realizada na internet e saiba como se proteger.

Phishing é um golpe realizado na internet e seu termo deriva da palavra inglesa “fishing” que quer dizer pescar. E é justamente isso que se tenta realizar ao tentar praticar este golpe, pescar informações. Phishing é uma forma de roubar vários dados do usuário, como por exemplo, número de CPF, identidade, senhas, mas seu foco principal é o roubo de dados bancários e de cartão de crédito.

Publicidade

Esta prática consiste em enviar para o usuário leigo via email, sms, redes sociais ou qualquer outra forma de contato uma página clone de uma outra confiável, como o site do seu banco e sem saber você preenche todas as informações de senha e conta e envia para os fraudadores.

Sites idênticos

Fraudes de sites são um grande problema na internet, pois o usuário é que precisa garantir que está no site correto. Programas como antivírus, anti-spywares e firewalls não conseguem identificar este tipo de site, pois não há código ilícito nele. É como um site qualquer, porém ele está se passando por outro.

Publicidade

O grande problema do phishing é que você apenas recebe o link e clica. Ao abrir o site você vê que é um site exatamente igual ao do banco que você acessa, com o mesmo título, mesmo menu, enfim, você está certo que é o mesmo site. Não tem como apenas olhando dizer se é ou não o mesmo site. A principal pista é verificando a url na barra de endereços ou pelo link que você recebeu, pois ele nunca será o mesmo do site oficial.

Muitos desses phishing ocorrem tentando burlar a URL do site, adicionando alguma letra parecida ou substituindo um l pelo algarismo 1. Em outros casos, em vez do site escrito, é enviado o endereço IP dele, dessa forma você não tem como saber a procedência. Em qualquer caso de suspeita, nunca clique no link, sempre acesse o site através do seu endereço original.

Como se proteger

A melhor forma de se proteger desse tipo de golpe é nunca enviar qualquer informação pessoal de pedidos realizados via e-mail. Se você recebeu algum aviso de seu banco ou da Receita Federal pedindo que atualize informações, simplesmente ignore ou entre em contato com o seu banco. Confira outras dicas:

Sempre desconfie de e-mails que lhe pedem dados confidenciais;

Nunca clique em links que você recebe por e-mails. Sempre acesse o site digitando a sua url;

Não se sinta pressionado. Phishers usam táticas de intimidação, como ameaça de desativação de serviços ou multas para o caso de você não informar o que eles querem.

Publicidade

Deixe uma resposta