Tecnologia e Internet

O que é PHP?

Conheça mais sobre esta poderosa linguagem web.

A sigla PHP significa Hypertext Preprocessor e é uma linguagem de programação criada em 1994 por Rasmus Lerdorf sob o nome de Personal Home Page Tools. Nessa época o PHP era apenas um conjunto de códigos utilizados para coletar as informações que trafegavam na página do autor. Até que 1997 a linguagem foi completamente reescrita, trazendo diversos recursos, entre eles um interpretador de comandos SQL.

Publicidade

PHP é uma linguagem de código aberto utilizada para o desenvolvimento de sites com o conteúdo dinâmico. Entre os concorrentes da linguagem estão o Asp, JSP e Coldfusion.

Extensões e bibliotecas

A grande vantagem do PHP é que por ser uma linguagem muito utilizada, muita coisa já existe pronta, em formato de bibliotecas open-source. Isso significa que ao precisar de um sistema, dificilmente você sairá programando do zero. Por exemplo, ao precisar de um sistema de login ou de administração de conteúdos, você pode recorrer a estes plug-ins já existentes, bastando adaptar ao seu caso de uso.

Publicidade

Orientação a objetos

Desde a versão 3 o PHP já tinha algumas características de orientação a objetos, mas foi na versão 5 que a linguagem de fato se transformou em orientada a objetos, visto que ela possui todas as características desse paradigma, como interfaces, objetos, classes, exceções, entre outros.

Uma linguagem fácil de se aprender

PHP é a linguagem de programação mais utilizada no mundo e muito disso se deve a sua grande facilidade de aprendizado, se compararmos a outras, como Java. Isso porque PHP possui uma sintaxe muito simples e não sendo rigorosa em muitos quesitos, um exemplo disso é a declaração de variáveis, que não é obrigatório em PHP.

Mesmo com esta simplicidade na hora de programar, não quer dizer que os sites feitos em PHP sejam piores que aqueles feitos em outras linguagens mais robustas, muito pelo contrário. Em PHP você consegue fazer sites com qualquer tipo de recurso, um exemplo disso é o Facebook que é todo feito em PHP.

Desvantagens

Uma das maiores críticas ao PHP é no quesito segurança, pois como PHP não é uma linguagem compilada, ela pode apresentar mais falhas nesse sentido que um site feito em Java, por exemplo.

Outra desvantagem é com relação a documentação. Apesar de ter muita coisa na internet, de fato esta documentação é incompleta. Isso se deve pelo motivo de ser uma linguagem open source, o que significa que qualquer um desenvolve e coloca estes aplicativos na rede, mas a documentação acaba ficando em segundo plano.

Publicidade

Deixe uma resposta