Animais

O que é Pinscher?

Quem pretende ter um cão desta raça terá um companheiro corajoso, vigilante e muito dedicado a família, porém um pouco teimoso.

O Pinscher é uma raça de cão originária da Alemanha. Segundo alguns, ele descenderia de uma raça alemã muito antiga assemelhada à dos Schnauzers, proveniente por sua vez do antigo Terrier preto e fogo. Ele foi utilizado para a criação de várias raças na Alemanha, das quais o Dobermann. O Pinscher médio foi reconhecido em 1879 e um Pinscher-Klub foi criado em 1895. O Pinscher médio é menos difundido que o Pinscher anão. Foram introduzidos na França nos anos 50.

Publicidade

A palavra pinscher, em alemão quer dizer mordedor, pois eles eram brabos e abocanhavam seus inimigos tantos ratos como intrusos. Eles enfrentam inimigos maiores que eles próprios. É considerada a menor raça de cão de guarda reconhecida do mundo.

O pelo é curto, cerrado, bem assentado. A coloração da pelagem pode unicolor: fulva ou marrom, com várias tonalidades até o tom avermelhado-veado; ou bicolor: preta com marcas fogo, vermelhas ou mais claras.

Publicidade

O tamanho do pinscher médio varia de 43 a 58 cm e o pinscher anão de 25 a 30 cm. O peso do pinscher médio é de 12 a 16 kg e do anão de 2 a 4 kg.

Seu comportamento é de um cão corajoso, jovial, vigilante, equilibrado, dotado de um bom caráter, muito dedicado a família e companheiro agradável para as crianças desde que não seja muito manipulado. O Pinscher anão é mais agitado, tem um temperamento ainda mais afirmado. A educação deve ser firme.

Há Pinschers que nascem com defeitos de caráter, de origem genética. Acasalamentos errados, como entre dois cães muito latidores e agressivos, reforçam essas características.

Muitas vezes, o porte diminuto do Pinscher o sugere apenas como cão de companhia. Sua faceta de guardião é desconhecida por muita gente. É a menor raça de guarda.

Classificada pela Federação Cinológica Internacional como pertencente ao grupo 2, cujos parceiros são o Dobermann, Rottweiler, Mastife, Boxer e Dogue Alemão. É um cão muito limpo, pode viver em meio citadino desde que possa beneficiar de um mínimo de exercício.

O tempo de vida de um pinscher miniatura varia em torno de 15 anos de idade. Não é aconselhável oferecer ao cachorro comidas fortes ou restos de comidas pois elas podem ocasionar problemas intestinais, o ideal é sempre dar a ração adequada a cada tipo de cão.

Publicidade

Deixe uma resposta