Curiosidades

O que é piolho?

Saiba o que são os piolhos e como se prevenir.

Piolhos são pequenos insetos parasitas que habitam no cabelo do ser humano, alimentando-se do sangue, epiderme e secreções sebáceas lá presente. Os piolhos não representam um grande risco para a saúde humana. Os indivíduos afetados por piolhos sofrem com constante coceiras no couro cabeludo. Os piolhos não conseguem voar ou pular, eles apenas rastejam, mas por serem leves, podem ser levados pelo vento.

Publicidade

A grande incidência do piolho está em crianças de idade escolar. Isso se deve por haver uma contato muito direto em crianças nessa faixa etária, fazendo com que os piolhos se propaguem.

Localizando um piolho

Os piolhos são mais encontrados na nuca e na parte acima da orelha, já que esta é a parte mais visível. Ao perceber coceira ou alergia em excesso no couro cabeludo, deve-se inspecionar cuidadosamente toda a cabeça. No couro caebludo você pode encontrar os piolhos ou lêndeas, que são ovos de piolho.

Publicidade

As lêndeas

Estes ovos duram de 4 a 14 dias até o nascimento do piolho e a partir disso, o piolho tem um tempo médio de vida de 1 mês. As lêndeas são brancas, mas não saem facilmente como as caspas. Para remover é preciso um pente bem fino.

Ao localizar piolhos ou lêndeas, é importante remover, mas isso pode não ser suficiente para solucionar o problema. Para tratar de fato, é preciso fazer o uso de medicamentos e shampoos próprios para isso. Este tipo de shampoo é encontrado em qualquer farmácia e pode ser receitado pelo próprio farmacêutico. Em casos mais graves ou que estes shampoos não solucionaram, pode ser necessário uma prescrição de um médico dermatologista, para um tratamento mais a fundo.

Como evitar piolhos

Ao fazer tratamento com estes produtos, durante a noite é normal que piolhos e lêndeas caiam no travesseiro e lençol, que deverão ser lavados em água quente no outro dia para evitar reinfestação.

Mesmo após ter passado o surto e a criança tiver completamente livre dos piolhos, tenha por hábito passar um pente fino nos cabelos das crianças diariamente. Para evitar que se infeste novamente com piolhos evite qualquer tipo de contato com pessoas que tenha piolho, mesmo que não seja um contato direto. Apenas se aproximar delas pode fazer com que você se infecte.

Também é importante um cuidado especial com as roupas de cama, já que se elas foram utilizadas por alguém com piolho é provável que resquício de piolhos mortos e lêndeas ainda estejam ali. E por fim, evite usar bonés ou escovas de cabelo que foi usada por alguém com piolho.

Publicidade

Deixe uma resposta