Comidas e Bebidas

O que é pistache?

Pistache é um fruto que tem origem na Ásia Central. Pistácia é uma palavra grega que significa pistake e quer dizer noz verdadeira ou pistache comestível. Seu nome científico é Pistacia vera.

Publicidade

Seu cultivo começou no Oriente Médio, nas regiões do alto deserto. Em 6750 A.C., os pistaches era um fruto fino só ingerido pelos nobres. Em 1880 foi importado pelos americanos.

Em 1929, o agrônomo americano, William E. Whitehouse passou 6 meses analisando as sementes na Pérsia. Quando voltou da Califórnia trouxe algumas sementes para testar o plantio.

Publicidade

Somente em 1950 puderem ver os resultados da pesquisa, pois uma árvore de pistache leva 11 anos para dar fruto.

Em 1976 foi colhida os primeiros frutos. Atualmente na Califórnia existem muitos acres de plantação.

O pistache traz benefícios para a saúde. Possui uma gordura chamada fitosterol que diminui nível do colesterol ruim e previne contra o câncer. Pode ser consumido como aperitivo, mas também é usado para fazer sorvetes, doces e salgados. Apresenta cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, zinco e vitaminas A, B-1 (tiamina), B-6. Possui mais fibra do que o brócolis.

Para que a casca não fique manchada são processados em até 24 horas depois da colheita, oferecendo assim uma produto de qualidade. Duram mais de ano na geladeira ou no freezer.

O pistacheiro é o nome da árvore e tem de 3 a 8 metros. Para ficar de tamanho razoável precisa de no mínimo 5 anos de cultivo. A produção é grande em solos profundos.

Na Califórnia é cultivada em temperaturas de inverno abaixo de 7ºC, estas são as condições para um bom crescimento e frutificação do pistache. Por este motivo é muito difícil cultivar esta planta aqui no Brasil. Outro fator que impede o cultivo no Brasil é a demora da planta frutificar e trazer algum retorno financeiro.

Publicidade

Deixe uma resposta