Comidas e Bebidas

O que é pitanga?

A pitanga é uma fruta que vem da pitangueira que é uma árvore brasileira, com origem na Mata Atlântica. É uma fruta redonda e chata nas extremidades, possui  polpa rosada e perfumada. Tem a casca nas cores branca, alaranjada ou vermelho-escuro e semente verde. Suas folhas são esverdeadas, tem aroma perfumado quando são amassadas, da mesma forma que a canela. São utilizadas em rituais e cultos, principalmente no Candomblé da Bahia, que utilizam para o forrar o chão dos terreiros e as ruas.

Publicidade

No Brasil é também chamada de cerejeira-brasileira. A palavra ?pitanga? tem origem no tupi-guarani, e quer dizer vermelho.  Em inglês é chamada de brazilian cherry ou surinam cherry.

Seus frutos brotam de outubro a janeiro. Em Pernambuco é que se encontra a maior produção do Brasil. Pertence à família das Myrtaceae.

Publicidade

Para plantar a pitanga basta colocar um caroço no solo ou através de uma muda. A poda deve ser realizada próxima ao tronco e no primeiro ano de plantio. As pragas que atacam a pitanga e a pitangueira são as mosca-das-frutas e as formigas saúvas. Para acabar com elas deve-se usar inseticidas e formicidas.

A fruta é rica em vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo. Possuí delicopeno, que é um antioxidante eficaz no combate ao câncer. Auxilia no combate da febre, doenças do estômago, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças do coração. Possui poucas calorias, uma fruta de 100 gramas tem apenas 40kcal.

As pessoas costumam comer  ao natural ou em sucos, sorvetes, geleias,  licores e doces. É bem adaptada em climas tropical ou temperado e a qualquer solo até mesmo os da praia.

Também é encontrada nos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos. Também em Portugal, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Publicidade

Deixe uma resposta