O que é pixel?

Por: Adriano Barreto

Pixel é o menor elemento que forma uma imagem.

Pixels são pontos utilizados para exibir uma imagem, seja na tela ou impressa em papel. O termo pixel deriva das palavras picture e elemento. Tanto os monitores de tela plana (LCD) quanto os de tubo (CRT) possuem suas telas formadas por um conjunto de pixels.

O que é pixel?

Uma tela de computador é composta por uma matriz de minúsculos pixels. Eles são tão pequenos que você não consegue enxerga-los individualmente, mas todos unidos formam a imagem que vemos na tela. Porém, ao definir seu monitor com uma resolução mais baixa, como 640×480 é possível ver os pontos separados. Cada um desses pontos é um pixel. Uma tela com esta resolução na verdade possui 640 pixels multiplicado por 480, o que daria 307.200 pixels agrupados, formando a imagem. Portanto, quanto mais pixels, mais nítida será sua imagem.

A nitidez da imagem

Esta nitidez é expressa em uma unidade chamada DPI (pontos por polegada). O DPI será definido pelo tamanho físico da tela e pelo ajuste da resolução. Isso significa que se você tiver a mesma resolução em uma tela de tamanho grande e em uma tela menor, a melhor resolução será no segundo caso, afinal de contas, teremos menos pontos espalhados pela tela.

Um pixel só pode ter uma cor de cada vez. A quantidade de cores que você consegue visualizar se deve pelo fato de que estes pixels se misturam, formando um grande número de cores.

O formato do pixel

Um pixel tem o formato retangular e é o menor elemento de uma imagem. A ideia do pixel é que ele pode estar ligado ou desligado. Este formato, via de regra, não poderá ser visualizado, mas se você ampliar uma imagem até o máximo de zoom você verá pixel a pixel.

Megapixel

Um megapixel é uma medida que define um milhão de pixels. Este é um termo muito comum em câmeras digitais, que assim como a imagem de uma televisão ou computador, as fotos digitais também são formadas por milhões de pequenos pontos coloridos, os pixels. Portanto, quanto mais pixels tivermos para formar uma imagem, menos quadriculada ela será e terá uma ótima resolução mesmo quando efetuarmos ampliações sobre esta foto.

É importante salientar que só pelo fato de uma câmera ter muitos megapixels, não significa que, ao visualizar uma foto, a qualidade será muito superior. Muitas vezes ao observar duas fotos, uma tirada a partir de uma câmera com 1 megapixels e outra com 3 megapixels você nem irá notar a diferença. A diferença de fato se dará no momento da ampliação, aí sim você poderá notar o impacto que os megapixels farão sobre uma imagem.

Deixe uma resposta