Tecnologia e Internet

O que é placa mãe?

Saiba para que serve este que é o principal componente do computador.

A placa-mãe é o principal componente do computador, pois é nela que todos os componentes são conectados, como a CPU, memória, placas de vídeo, placas de rede, unidades óticas, entre outros.

Publicidade

Função

A principal função da placa-mãe é fazer com que ela sirva como um meio de comunicação entre todos os dispositivos que são conectados ao computador. Existem muitos modelos de placa-mãe, cada um com suas particularidades, algumas suportando hardware com maiores capacidades, enquanto outras são mais simples.

Conectando um processador

Publicidade

Uma das grandes características de uma placa-mãe é o soquete que ela utiliza. Isso quer dizer que para cada modelo de processador, você terá que ter uma placa-mãe compatível. Portanto, é preciso atenção ao substituir sua placa-mãe ou seu processador, para que você não acabe comprando um modelo incompatível.

Memória RAM

O modelo da sua placa-mãe também vai fazer com que sua memória RAM seja limitada. Existem modelos de placas que suportam grandes quantidades de RAM, enquanto outros são bastante limitados.

Outra limitação é com relação à tecnologia da memória. Existem diferentes tipos de memória RAM, como DIMM, DDR, DDR 2 e DDR 3. Porém uma placa mãe, em geral, só aceita um tipo de arquitetura. Por isso, nem sempre é possível manter a memória no momento em que você faz um upgrade.

Slots de expansão

Cada placa mãe vai ter uma quantidade de slots de expansão, como por exemplo, PCI, AGP ou PCI Express. Este tipo de slot é usado para conectar novos componentes periféricos, como uma placa de vídeo, placa de som ou placa de rede. Você precisa estar atento para a quantidade de periféricos que você já possui, principalmente pelo fato de que os periféricos mais antigos não são suportados por placas-mães mais atuais.

Conexões de disco rígido

Os discos rígidos também tem suas conexões próprias, como SATA ou IDE. As placas atuais não vem mais com entrada do tipo IDE. Mas para esses casos, ainda existem os adaptadores, onde é possível utilizar qualquer tipo de conexão na sua placa mãe, independente da entrada que possua.

Tamanho e Alimentação

As placas-mães não possuem um tamanho padrão. Embora a maioria se encaixa em qualquer tamanho de gabinete, você sempre precisa ficar atento a esta compatibilidade.
Outro ponto para estar atento é com relação a potência da fonte de alimentação. É preciso que ela tenha energia suficiente para fazer funcionar a sua placa e se ela tiver recursos adicionais, será preciso fontes mais potentes. Verifique com o fabricante da placa-mãe a potência necessária para que ela funcione corretamente.

Publicidade

Deixe uma resposta