O que é plágio?

Por:

É considerado um crime ilegal e antiético.

O plágio é o ato de assinar ou copiar uma obra como texto, música, fotografia e que tenha partes da obra de outra pessoa e sem mencionar o nome do autor.

O indicado é sempre mencionar o autor quando copiar algo em trabalhos escolares ou universitários por exemplo. A palavra plágio tem origem no latim plagiu que significa oblíquo, indirecto, astucioso.

O que é plágio?

É considerada uma prática ilegal é antiética. Porém existem até sites que vendem trabalhos prontos pela internet. Muitos alunos copiam textos inteiros em seus trabalhos, pela comodidade de não sair da frente do computador para realizar uma pesquisa completa. Por outro lado nos dias de hoje já existem programas que detectam se o trabalho foi copiado e os professores já estão mais atentos para esta realidade.

No Código Penal Brasileiro trata o plágio como Crime Contra a Propriedade Intelectual e no artigo 184 diz que a pena é a detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Se o plágio tiver como objetivo o lucro a pena será reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa.

No artigo 46, artigo III explica que não se trata de ofensa fazer citações de livros, jornais, revistas, porém deve ser indicado o nome do autor e qual a origem da obra.

Muitos plágios foram polêmicos, muitos aconteceram no mundo do rock e um caso bem famoso foi a briga entre Jorge bem Jor e Rod Stewart. A música de Jorge bem Jor foi copiada anos 70 e lançada por Rod Stewart nos anos 80 e trata-se de “Do you think i’m sexy?”.

O brasileiro entrou na justiça pelos direitos autorais, mas em 1990 a briga acabou sendo esquecida pois Rod Sterwart doou os direitos da música para a Unicef e não precisou pagar nenhuma indenização.

Outro exemplo é o filme Avatar do diretor James Cameron que é acusado de plágio e condenado a pagar mais de US$ 2,5 bilhões. Quem acusa é Bryan Moore autor de “Aquatica” e “Descendants: The Pollination” que diz que Avatar foi baseado em seus roteiros. Ele diz que tem várias cenas semelhantes ao seu filme.

O ideal é evitar em qualquer circustância o plágio pois que usa será prejudicado com certeza. O aluno deve ser um pesquisador sério sempre buscando o conhecimento com ética. E os professores devem incentivar o conhecimento e lembrar aos acadêmicos de sempre buscar o caminho da ética.

Deixe uma resposta