Saúde e Bem Estar

O que é pneumonite química?

O paciente pode apresentar sintomas até três dias depois da inalação da fumaça ou produto tóxico.

Pneumonite química é uma doença que ocorre devido a inalação de substâncias tóxicas seguida de infecção. No caso da fumaça ela se instala nos alvéolos. Então eles ficam vermelhos e inchados e e alguns começam a descamar quando atingidas pelo ar quente em incêndios. O sangue ocupa o lugar do ar e isto causa insuficiência respiratória.

Publicidade

Os sintomas surgem até três dias depois da inalação. O sintomas são tosse, falta de ar, irritação na garganta, chiado no peito, secreção rosada, dor de cabeça e tontura. Outros sintomas são náuseas ou dor abdominal, dor no peito, fraqueza ou desorientação.

Alguns pacientes tem cura sem nenhuma sequela, porém outros podem apresentar cicatrizes no pulmão. Pessoas que possuem asma ou problema pulmonar devem ser observadas pois são mais propensas a desencadear a doença. Das pessoas afetadas 30% a 50 % morrem, por isso assim que sentir algum sintoma diferente o ideal é procurar ajuda médica o mais rápido possível.

Publicidade

A fumaça apresenta gases como o monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2). Os gases e os particulados atingem o revestimento pulmonar e isto causa a inflamação.

A doença também pode ocorre ao ingerir o ácido do estômago que pode provocar uma aceleração do ritmo cardíaco e até mesmo febre. Também pode ser provocada por produtos químicos e agrotóxicos.

O tratamento é realizado através de oxigênio e também pode-se aspirar-se o conteúdo da traqueia para eliminar as secreções. Em alguns casos é utilizado antibiótico para prevenir a infecção e outros medicamentos para manter a pressão sanguínea. Também é realizado nebulização com broncodilatadores e em alguns casos leves fisioterapia.

Além disso o médico verifica os sinais vitais como a frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória e quantidade de oxigênio do sangue. Avalia os olhos, nariz, garganta e pulmões.

Publicidade

Deixe uma resposta