Ecologia e Meio Ambiente

O que é Polinização?

A polinização é um fenômeno de transporte de pólen de uma flor a outra, ou da parte masculina (androceu) até a parte feminina (gineceu), da mesma flor. Neste último caso, a polinização é denominada direta, e nos demais casos é indireta.

Publicidade

O transporte do pólen de uma flor a outra, pode ser feito de diversas formas e a polinização toma vários nomes devido à diversidade de agentes polinizadores. Se o transporte do pólen ocorre através do vento, a polinização é denominada anemófila. Quando o pólen é transportado por insetos, a polinização é chamada de entomófila, e a polinização ornitófila é aquela que os pássaros são os agentes de transporte do pólen.

Entre os insetos polinizadores, a abelha ocupa o primeiro lugar. A seguir vêm as borboletas. Certas plantas são visitadas por moscas que também funcionam como agente polinizador. Neste caso, frequentemente, a flor produz um cheiro de carne deteriorada que atrai as moscas. Em geral, os insetos procuram as flores por causa do néctar por elas produzido, este néctar é uma solução açucarada produzida por certas glândulas e acumulado em partes especiais da flor como os esporos, ou no fundo do tubo da corola. Ao entrar na flor, o inseto fica coberto de pólen contigo nas anteras. E quando este mesmo inseto visita outra flor, ele toca com o seu corpo o estigma dela, e aí acaba depositando o pólen que trouxe da primeira, nesta flor.

Publicidade

Todas as flores que são polinizadas pelos insetos, pássaros ou outros animais, possuem meios para atraí-los, como: corolas vistosas; cores especiais; néctar perfumado; odores particulares e etc. Quando se trata de flores que são polinizadas pela ação do vento, faltam estas características que são substituídas por outras. O vento acaba distribuindo o pólen ao acaso, e a maior parte deste pólen acaba se perdendo, pois não cai nos locais adequados que são os estimas de outras flores da mesma espécie.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta