O que é Poliomielite?

Por: Ananda Manica

A Poliomielite é uma doença do sistema nervoso central, que é produzida por um determinado vírus. Os cientistas ainda não sabem exatamente de que maneira este vírus acaba penetrando no corpo humano.

O que é Poliomielite?

É possível que o vírus penetre no corpo humano através das membranas mucosas da boca e posteriormente seja transportado pela corrente sanguínea, alojando-se no intestino, na medula e no cérebro. O vírus é evacuado do intestino durante a doença e também a convalescença e pode acabar contaminando os alimentos com o auxilio de insetos, como as moscas.

Em regiões mais desfavorecidas, onde a assistência sanitária é precária os casos de poliomielite leve são um tanto comuns, sendo essa a razão da imunização de crianças de mais de quatro anos.

O vírus da poliomielite pode acabar destruindo de forma parcial ou total as células motoras da medula espinhal. Em 99% dos casos desta doença, a mesma é considerada leve, onde perdura por apenas três ou quatro dias e não provoca a paralisia. Os sintomas mais graves da doença são: dores no corpo; endurecimento das costas; endurecimento do pescoço. Esses endurecimentos são causados por espasmos musculares.

A poliomielite paralítica provoca muita dor e posterior fraqueza nos músculos e em alguns casos pode causar também a paralisia completa das pernas e dos braços, do aparelho respiratório e também de outros músculos do corpo humano, dependo da zona do sistema nervoso que foi atacada pelo vírus.

Massagens e exercícios auxiliam no restabelecimento de alguns movimentos de membros que foram paralisados, se as células da medula espinhal não foram totalmente afetadas.

A vacina Salk, contra a poliomielite foi descoberta em 1954, e é preparada com três tipos de vírus mortos em formalina. Esta vacina é aplicada em uma série de doses. Já a vacina Sabin que também é elaborada com três tipos de vírus da poliomielite, pode ser tomada via bucal.

As vacinas desta doença são distribuídas em todo o mundo para auxiliar no tratamento e no combate desse terrível flagelo.

2 Comentários

  1. gabriel horlandino
    21 de março de 2013

    poliomelite ne,qual e a vacina pra essa doença ai

  2. hiper
    21 de março de 2013

    Não, você está enganado, o correto é o que está no texto, ou seja poliomielite.

Deixe uma resposta