Animais

O que é Poodle?

O Poodle é uma raça de cão pertencente ao grupo 9 (Grupo dos Cães de Companhia) na classificação das raças. Considerada uma das raças mais inteligentes, obedientes, dóceis e versáteis. Por possuir tais características e uma aparência encantadora, é considerado o mais popular das raças. O nome deriva da palavra alemã “pudel”, que significa “chapinhar na água”. No passado, esse animal serviu como excelente cão de busca.

Publicidade

Na França, seu país de origem, este cão é chamado Caniche (Canard = pato) porque houve um tempo em que era considerado um excelente resgatador (que vai buscar a caça abatida e a traz para o seu dono) de aves selvagens aquáticas.

Quem quer levar um Poodle para casa e não ter muitas surpresas com o seu tamanho, o melhor a fazer é verificar o tamanho dos pais. O número de filhotes da ninhada também é um bom indicador. Normalmente o Toy dá em média de 2 a 3 filhotes; o Anão, de 4 a 6, o Médio de 7 a 10 e o grande de 9 a 14 filhotes.

Publicidade

Quanto a sua aparência geral, possui pelagem frisada, cacheada ou encordoada, constantemente alerta, ativo, de fácil aprendizado. Movimenta-se com uma andadura leve e saliente. Como cão de utilidade, a pelagem profusa atrapalhava a natação do animal, daí a necessidade da tosquia. As cores mais comuns desta raça são: preta, branca, marrom e cinza. A cor dos olhos dos pode ser preta, âmbar escuro ou marrom.

Quanto ao comportamento e temperamento, os poodles são bem brincalhões e inteligentes. Possuem agilidade nas atividades físicas. Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos e não necessitam de grande quantidade de atividade física.

São carinhosos com o dono e pessoas conhecidas. Possuem o instinto de caça, podendo perseguir roedores, pássaros e outros animais de porte pequeno.

Publicidade

Deixe uma resposta