Ecologia e Meio Ambiente

O que é porosidade?

Porosidade é a capacidade da rocha ou algum material sólido em armazenar fluidos em seus espaços chamados de poros. Os espaços são preenchidos por gases, água ou petróleo. Também chamado de volume de vazios. Usa-se a porcentagem para determinar o valor da porosidade.

Publicidade

Os espaços podem ser maiores ou menores, abertos ou fechados, então a matéria pode ser mais ou menos densa. Um exemplo disso pode ser a cortiça que apresenta poros maiores que os do ferro, desa forma a densidade da cortiça é menor que a do ferro.

Existe a porosidade primária e secundária. A porosidade primária é gerada junto ao sedimento ou rocha. Já a porosidade secundária se desenvolve depois da formação das rochas.

Publicidade

Quando fala-se de porosidade também defini-se permeabilidade. Esta refere-se a capacidade de circulação do fluido dentro da rocha. A rocha pode ser permeável e porosa mas nem todas as rochas porosas são permeáveis.

Nas águas subterrâneas ou de petróleo, o melhor é ter uma rocha com bastante permeabilidade, porque com o líquido fica mais fácil impregnar e chegar ao poço ou tubo de sondagem.

Todo sólido tem porosidade que influencia na densidade, condução térmica e na resistência mecânica e por esta razão é muito importante na indústria.

São exemplos de materiais que possuem porosidade são rochas, osssos, madeira, cortiça, cimento, concreto e cerâmicas.

É um assunto de interesse da ciência aplicada e da engenharia. Outra área que está sendo muito estudada é a combustão pré-misturada e a porosidade. O interesse é da indústria na produção de hidrogênio, exploração de petróleo e aquecimento doméstico.

Mais alguns exemplos de materiais que contem porosidade são as esponjas, tecidos, papel, areia, cascalho e tijolos.

Publicidade

Deixe uma resposta