O que é Portfólio Profissional?

Por: hiper

Com tanta competitividade no mercado de trabalho, torna-se um destaque quem elabora um Portfólio Profissional. Muitos chegam às entrevistas levando apenas seu currículo, e é o que todo selecionador sempre espera. Assim inicia a tentativa de convencer o entrevistador de que é qualificado, mas nada para demonstrar naquele momento, nenhum exemplo concreto de seu trabalho. É importante agir como um vendedor, até mesmo um fotógrafo ao visitar um cliente leva consigo seu catálogo de exemplares, suas fotos. O mesmo, qualquer profissional pode fazer e chamá-lo de portfólio. Isso o ajudará, e tornará menos maçante suas entrevistas.

O que é Portfólio Profissional?

Existem pessoas que finalizam o curso superior, mas não conseguem encontrar uma vaga, devido exigência por experiência. Ta aí a chance! Elaborando um bom portfólio, mostrará que por mais que ainda não tenha exercido função em empresas, sabe desempenhá-la muito bem. Assim, causa ótima impressão e consegue obter uma vantagem competitiva.

A elaboração de cada portfólio é subjetivo, pois todos os profissionais hoje em dia podem elaborá-lo, porém o que irá diferenciar é em como isso será feito. Exemplos:

Se for um Designer ou até mesmo profissional da área de Arte, poderá criar perfil em sites como: cargocollective.com e zupi.com.br. Postando seus trabalhos, e citando seu link tanto no currículo como no e-mail ao encaminhar o perfil a alguma vaga.

Aos profissionais que seus trabalhos são ligados a comunicação escrita, a elaboração de um blog é o ideal, postando críticas de filmes, livros, entre outros, ao ser encaminhado o portfólio às empresas, será analisado o modo de escrever e saberão se o perfil é adequado.

Falando de um profissional da área administrativa como, financeiro, suprimentos, tecnologia etc., pode ser elaborado um portfólio para complemento do currículo, sendo bem preparado para não tornar-se cópia. Pense que deverá ser algo mais rico, enfatizando participações em projetos que foram extremamente importantes para companhias.

Mostre seus trabalhos de uma forma rápida sem ter que ficar tanto tempo tentando convencer de que você é o melhor candidato para desempenhar a função.

Deixe uma resposta