Comportamento

O que é Positivismo?

Se você não tem muito contato com a disciplina de história e ouve a palavra Positivismo pode ter uma ideia errada, mas não se trata de uma teoria de autoajuda. O Positivismo é uma linha de pensamento teórico da Sociologia que teve uma grande influencia na história do mundo e do Brasil.

Publicidade

A teoria do Positivismo foi criada pelo francês Auguste Comte (1798 – 1857) e tinha como principal arcabouço a negação de que os mais variados fenômenos eram advindos da vontade de Deus, ou seja, a teoria contradizia o Teocentrismo (Deus é o centro de tudo). Para Comte os fenômenos que nos rodeiam são o resultado da ação do homem.

Um dos principais conceitos do Positivismo é não investigar as questões externas ao homem, mas sim o que passa dentro dele e dessa observação do próprio homem chegar as respostas do que fazia as suas atitudes fossem de determinada maneira. Basicamente podemos perceber que os positivistas deixavam de buscar entender coisas como o surgimento da vida e do planeta para tentar compreender questões como relações sociais e da ética.

Publicidade

Algumas palavras guiaram Comte no desenvolvimento de sua teoria Positivista e eram elas real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. O ideal é subordinar a imaginação a observação.

O Positivismo teve grande força no Brasil culminando na frase que está em nossa bandeira “Ordem e Progresso”, praticamente uma lei para os positivistas. Apesar dessa grande aceitação no Brasil e na Europa também o Positivismo encontrou muita reticencia e críticas de outras linhas de pensamento como o marxismo.

Publicidade

Deixe uma resposta