Curiosidades

O que é Prata?

A prata é um elemento químico, possui como símbolo Ag ( de Argentum, seu nome latino) e massa atômica 107, 880. Figura entre os metais preciosos, porém é inferior a platina e ao ouro.

Publicidade

A cor da prata é suavemente acinzentada, muito parecida com a do chumbo, porém conserva seu brilho mais tempo que ele. Não se altera em contato com muitas substâncias comuns, como o oxigênio e os ácidos vegetais e também animais, sendo por isso muito utilizada na fabricação de utensílios de mesa. No entanto, em combinação com o enxofre, forma um sulfureto, com coloração escura. É por isso que os ovos que possuem enxofre mancham a prata com bastante facilidade.

A prata está presente na natureza integrando diversos minerais, e o seu processo de extração é bastante complexo. O composto natural mais comum é o do enxofre e prata, conhecido por argentita. Outras jazidas são formadas por minérios antimônio, cloro, ouro, chumbo, cobre e mercúrio.

Publicidade

Esta substancia é bastante mole para ser utilizada em seu estado puro, devido a isso é ligada a outros metais. A libra esterlina inglesa, contem 925 partes de prata e 75 partes de cobre. Nos EUA as moedas de prata contem 900 partes de prata e 100 partes de cobre.

É muito utilizada também em objetos de luxo, em diversos utensílios de laboratório, ou cirurgia e etc. Também pode ser reproduzida a delgadas folhas ou placas que servem para recobrir metais de menor valor. Este procedimento produz grandes resultados, já que o aspecto prateado dá melhor aparência aos objetos cobertos com esse metal. Em geral quando se dá banho de prata em algum utensílio, com o tempo o banho de prata se desgasta pelo uso e desaparece.

Sua maleabilidade e ductilidade permitem que seja trabalha com bastante facilidade na fabricação de todo tipo de jóias finas e filigranas.

Publicidade

Deixe uma resposta