Curiosidades

O que é Prêmio Nobel?

Os premiados são considerados representantes da defesa dos direitos humanos.

O Prêmio Nobel é uma premiação mundial. Recebem este prêmio as pessoas que fizeram pesquisas voltadas ao bem do ser humano em várias áreas como Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz.

Publicidade

O Prêmio Nobel surgiu através de Albert Nobel que foi quem inventou a dinamite em 1866 e que passou a ser vendida no final do século XIX.

Ele estava infeliz pois sua invenção causava muitas mortes e destruição então criou a premiação para fazer algum bem para a humanidade. Isto ocorreu quando pegou o jornal e viu que seu nome estava no obituário por engano.

Publicidade

Em 1901 ocorreu a primeira cerimônia de premição em Estocolmo. Nos dias de hoje a cerimônia é realizada no dia da morte de Albert Nobel, 10 de dezembro na Noruega e na Suécia. O premiado ganha uma medalha de ouro, diploma e um valor em dinheiro que chega a US$1 milhão. O Prêmio Nobel da Paz ocorre com mais frequência.

O Prêmio Nobel de Economia foi criada pelo Banco Central da Suécia para homenagear Albert Nobel, mas é realizado juntamente com as outras premiações.

Para escolha dos premiados participam a Academia Real de Ciências da Suécia para a Física, Química e Economia, a Academia de Literatura da Suécia, e o Comitê Nobel da Noruega para o prêmio da paz.

Todos os anos os comitês mandam convites para os países em especial aos meios científicos solicitando os nomes dos candidatos. Os nomes são analisados por especialistas.

O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar as pessoas que conseguem solucionar crises internacionais.

Portugal teve duas premiações através de Egas Moniz que recebeu o Prémio Nobel da Medicina em 1949 e José Saramago o Prémio Nobel da Literatura em 1998. Porém um pouco antes destes prêmios em 1937, Hitler proibiu os alemães de receberem o prêmio Nobel, porque não concordou com o Nobel da Paz destinado a Carl von Ossietzky.

Linus Pauling ganhou o Nobel de química em 1954 pois conseguiu explicar o mecanismo das ligações entre átomos. Depois da premiação dedicou-se a combater as armas nucleares e então recebeu o Nobel da Paz em 1962. A ONU ganhou o Nobel da Paz em 1954, 1965, 1981 e 2001.

Neste ano de 2012 os ganhadores do prêmio de Fisiologia ou Medicina foram o britânico John B. Gurdon, de 79 anos, e o japonês Shinya Yamanaka, de 50 anos. Eles descobriram que células adultas podem ser pluripotentes, células-tronco podem se transformar em qualquer outra célula do corpo.

Publicidade

Deixe uma resposta