Curiosidades

O que é pressão?

A pressão é a força que um determinado corpo exerce sobre uma superfície. Na maioria das vezes é medido em gramas por centímetro quadrado, e pode ser produzida por sólidos, líquidos e também por gases. A pressão atmosférica ao nível do mar é de 1.033 gf/cm², ou seja, aproximadamente um quilograma por centímetro quadrado.

Publicidade

A pressão de um liquido depende da altura ou profundidade e também da densidade do líquido. A pressão p em qualquer profundidade h, para um liquido de densidade d, é dada pela fórmula: p=d x h. Quando um submarino mergulha a uma profundidade de cerca de 100 m, a pressão devida ao peso da água do mar é de aproximadamente 12,5 kgf/cm². Já a água do mar possui densidade de 1,04kgf/dm³. A força total sobe o casco do submarino é muito maior em virtude da grande extensão de superfície exposta a água. A profundidade que um submarino pode descer é bastante limitada pela pressão que ele é capaz de suportar, pois a pressão aumenta quando a profundidade também aumenta.

No sistema metrológico brasileiro, a pressão pode se expressar em diferentes unidades, sendo elas: newtom por metro quadrado; bar; metro de água; milímetro de mercúrio; atmosfera; quilograma força por centímetro quadrado.

Publicidade

Quando um mergulhador esta no fundo da água, o seu corpo suporta uma pressão maior do que suportaria em terra, porque, além da pressão atmosférica, deve ainda suportar o peso da coluna de água que está sobre ele, e que também exerce pressão. Quando alguém resolve patinar sobre o gelo, a pressão exercita pelos patins é muito grande devido ao peso do patinador recair sobre a pequena superfície de uma lâmina metálica.

Se houver dois blocos, um em cima do outro e um pesando mais que o outro, a força de pressão será muito maior no bloco de maior peso.

Publicidade

Deixe uma resposta