O que é prolactina?

Por:

Prolactina é um hormônio parecido com o hormônio do crescimento. Ele é responsável pelo leite nas glândulas mamárias. Tanto homens como mulheres possuem este hormônio mas ele se desenvolve mais no sexo feminino.

O que é prolactina?

Durante a gestação e na amamentação seu nível aumenta. Ele aumenta mais a noite e quando há estresse.

Esse hormônio é observado quando há necessidade de diagnostica tumores hipofisários secretores, infertilidade feminina, impotência masculina.

Quando a produção de prolactina está muito elevada chama-se hiperprolactinemia isto pode levar a mudanças na menstruação como diminuição no fluxo ou até mesmo cessar, infertilidade, secreção de um líquido de aspecto leitoso pela mama, aborto espontâneo, dor de cabeça e alterações visuais.

Quando há dor de cabeça geralmente é frontal e lateral e melhorar usando analgésicos.

Nos homens pode afetar a produção de testosterona causando impotência sexual e aumento das mamas.

O normal é até 100 ng/mL de prolactina. Mais de 200 ng/mL pode ser um tumor secretor de prolactina. Alguns medicamentos podem elevar o nível como por exemplo estrogênios, anti-hipertensivos, anti-depressivos tricíclicos.

Também pode ser ocasionado por cirúrgica dos ovários, hipotireoidismo e lesões hipotalâmicas.

O diagnóstico é realizado através do exame de sangue comum. As vezes o médico solicita uma ressonância ou tomografia caso ache que seja um tumor. Para melhorar é utilizado medicamentos e também dosagem de hormônios hipofisários.

Para tratamento é usado alguns medicamento como bromocriptina, o lisuride e a cabergolina. Quando não há melhora pode ser realizado cirurgia, trata-se de uma microcirurgia que geralmente é realizada através da região nasal.

Não existe forma de prevenção, mas deve-se ficar atento aos sintomas e procurar ajuda médica quando a pessoa sente algo que não está normal.

Deixe uma resposta