Curiosidades

O que é prostituição?

“A prostituição é um fenômeno social na qual, geralmente mulheres se utilizam do ato sexual para ganhos financeiros”.

A prostituição é a prática de ter relações sexuais em troca de dinheiro ou bens. Embora o sexo seja tradicionalmente trocado por dinheiro em espécie, também é considerado prostituição quando o sexo é trocado por jóias, roupas, veículos, moradia, alimentação ou qualquer coisa que tenha valor de mercado, desde que o ato sexual seja exclusivamente para esse fim, a renda. Esta profissão é mal vista pela sociedade, chegando a ser humilhante e ilegal em muitos países. A profissional que faz esse tipo de serviço é chamada de prostituta, profissional do sexo ou acompanhantes.

Publicidade

Assim como qualquer outra profissão, uma prostituta pode ter um empregador e inclusive existem muitos projetos no intuito de regulamentar esta profissão. Homens que comercializam e vendem serviços de prostituição são chamados de cafetões, ao passo que as mulheres que fazem isso são chamadas de madames. Por seus serviços, em geral, essas pessoas ficam com um grande percentual de suas garotas de programa.

Prostitutas que trabalham de forma independente tem a vantagem de manter todos os seus rendimentos. A vantagem em se ter alguém por trás, como um cafetão ou madame, é a segurança que eles passam, além de um local de trabalho fixo e uma clientela já fixada. Por outro lado, existe um grande número de casos de cafetões e madames que agridem física e psicologicamente suas funcionárias, inclusive as escravizando, não deixando-as largar do ofício.

Publicidade

A legalidade da profissão

Com relação a ilegalidade, isso varia de país para país. Alguns consideram a profissão legal outros consideram crime quem as pratica. Nos locais onde a profissão é lícita, o próprio governo procura impor regras que garantam a prática segura para estas profissionais do sexo, com locais próprios e formas de evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis (DST). As profissionais precisam inclusive fazer exames médicos, como os realizados em qualquer empresa, para garantir estarem saudáveis e aptas a exercerem a profissão, não representando qualquer risco a seus clientes.

Enquanto isso, em países onde a prostituição é considerada crime, a punição varia entre multa, prisões e até pena de morte quando a constituição local prevê isso. Há países ainda que consideram a profissão legal, mas tornam muito difícil de praticar legalmente devido a inúmeras imposições realizadas.

Motivação

Não há dúvidas de que a motivação por parte das profissionais é o dinheiro fácil. Muita gente fala que não é dinheiro fácil ter que se vender de tal forma, mas a renda adquirida através desse serviço é muito alta e muitas vezes movidas pelo desespero essas mulheres resolvem se vender dessa forma.

Por parte dos clientes, a motivação está no desejo sexual proveniente do ser humano, mas também em muitos casos na necessidade de afeto e compreensão, na qual buscam alívio para a solidão e para o isolamento social, especialmente na atual cultura das grandes cidades.

Publicidade

Deixe uma resposta