O que é Protozoário?

Por: Ananda Manica

Os protozoários são tipos inferiores de vida animal, pois possuem o corpo formado por apenas uma única célula, são portanto animais unicelulares.

O que é Protozoário?

Estes animais inferiores não podem ser vistos a olho nu, deve-se utilizar o microscópio para realizar visualizações.

Embora cada protozoário seja constituído por apenas uma célula , ele necessita de alimentação, água, alem de absorvem oxigênio ele produz novas substâncias e liberta resíduos. Os protozoários são capazes de executar todas as atividades necessárias para garantir a sua sobrevivência.

Podem ter vida livre ou serem associados a outros seres. Os de vida livre são essencialmente aquáticos. Dos protozoários que se associam a diferentes espécies destacam-se os parasitas, que tem como hospedeiros os mais diversos grupos de animais e vegetais. Podem viver nos tecidos ou em líquidos internos. São particularmente freqüentes no aparelho digestivo.

Estes animais não possuem membros e nem músculos para permitir que eles percorram grandes distâncias. São espalhados por todo o mundo devido ao movimento do ar, da água e também dos animais multicelulares.

De acordo com o meio de locomoção, os protozoários foram divididos em alguns grupos: os flagelados; amebóides; os ciliados e os sugadores.
Os flagelados possuem um ou mais flagelos, que são filamentos longos e bastante delgados, que executam movimentos que os permitem nadar. O animal é impelido para frente, e quando o flagelo vibra, ele atua como um chicote.

Os protozoários amebóides emitem pseudópodes, que são falsos pés. O corpo dos animais deste grupo muda de forma continuamente. Já os ciliados constituem um grupo de protozoários considerados ágeis, que se locomovem por meio de cílios, que são filamentos semelhantes à pelos curtos. Estes cílios são prolongamentos do protoplasma e contrariamente aos flagelos, eles existem em grande número, e são espalhados por toda a superfície do corpo, sem localização em áreas determinadas.

Deixe uma resposta