Saúde e Bem Estar

O que é psicoterapia?

A Psicoterapia é um tratamento que auxilia a lidar melhor com as dificuldades do comportamento humano e tratar problemas de depressão, síndrome de pânico, anorexia, esquizofrenia, entre outros. Também pode ser usada para resolver conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e de grupo. Muita vezes é procurada quando ocorre mudanças de fases da vida como puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento. A psicoterapia ajuda no amadurecimento e para conseguir conviver consigo mesmo.

Publicidade

Este tratamento desenvolve habilidades como ser mais extrovertido, entender o outro, melhorar a comunicação, resolver de conflitos, ser mais feliz pessoalmente e profissionalmente.

As pessoas procuram esta terapia para ter mudanças positivas em sua vida, para resolver problemas de comunicação, ansiedade, pânico, fobia, ter mais auto-estima e crescimento profissional.

Publicidade

Existem vários tipos de psicoterapia. A Arteterapia usa maneiras expressivas e artísticas para facilitar o auto-conhecimento e a comunicação. O Psicodrama é uma técnica parecida com o teatro e também ajuda o paciente conhecer a si mesmo, pois ele desempenha vários papéis como na vida real.

A psicoterapia pode ser individual ou em grupo. A individual tem duração de 50 minutos. A grande vantagem deste método é que o paciente consegue falar melhor sobre sua intimidade. Na psicoterapia em grupo a consulta dura um pouco mais, aproximadamente 1 hora. Há interação entre as pessoas fazendo com que ocorra conhecimento e superação de suas dificuldades.

O profissional que aplica a psicoterapia é um psicólogo que deve ter habilitação profissional. Também envolve habilidades como empatia e a doação, pois será necessário lidar e compreender a a dor e o sofrimento dos outros. Para isso deve ter um bom preparo profissional e pessoal.

Publicidade

Deixe uma resposta