O que é Pug?

Por:

O Pug é uma raça de cão pertencente ao grupo 9 (Grupo dos Cães de Companhia) da classificação das raças. Seu país de origem é a China. Tal afirmação é baseada no fato de terem encontrado cães similares na nação Oriental por volta de 1700 a.C. Todavia, apenas quando levada à Europa, primeiramente pelos holandeses e em seguida pelos ingleses, é que a raça atingiu o padrão moderno. Adotada pela realeza européia, foi a preferida de Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte. Com o aumento de sua popularidade, conquistou ainda diversos nomes, dependendo do país. Foi chamada de mop, carlin, carlino e pug-dog.

O que é Pug?

Quanto a sua aparência geral, é decididamente quadrado e massudo. Ele é ?multum in parvo? (cão compacto e atarracado), como mostra sua forma compacta, suas boas proporções e sua musculatura rija. A cabeça é grande.

Em relação ao seu comportamento e temperamento, é charmoso, digno e inteligente. Equilibrado, feliz e de muita disposição. É companheiro e brincalhão, não late à toa e adora ficar no colo.

Possui predisposição a problemas respiratórios devido ao seu focinho achatado característico. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes e de expressão doce. As orelhas são finas e pequenas.
O pelo é fino, liso, macio, curto e brilhante, nem duro, nem lanoso. As cores podem ser: prata, abricó, fulvo ou preto. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, o traço (uma linha preta que se estende do occipital até a raiz da cauda) e a máscara.

O focinho, a máscara, orelhas, marcas nas bochechas, marca do polegar ou diamante na testa e o traço devem ser o mais preto possível.

O peso varia entre 6,3 kg e 8,1 kg e podem chegar a uma altura de 25 a 28 cm.

Deixe uma resposta