Saúde e Bem Estar

O que é quelóide?

Quelóide é uma cicatriz que fica mais saliente, grossa, em alto relevo e tem cor rosada ou avermelhada e às vezes fica brilhante. Neste caso ocorre um crescimento exagerado das células e das fibras colágenas.

Publicidade

Os quelóides não são nenhum tipo de câncer porém prejudica a estética da pessoa. Eles acontecem mais com pessoas negras entre 20 e 30 anos principalmente com mulheres e podem aumentar durante a gravidez.

Eles podem ser firmes ou macios, ardem e coçam na maioria dos casos. Existem algumas partes do corpo onde os quelóides se desenvolvem mais que são: central do tórax, dorso, lobos das orelhas, região inferior das pernas e pescoço. Os quelóides surgem por causa de acnes, queimaduras, varicela, cirurgias e aparecem de 14 a 21 dias após a lesão ser provocada.

Publicidade

Os queloides surgiram através dos egípcios em 1700 aC. Em 1806 o médico francês Jean-Louis Alibert descreveu um queloide.

O especialista que poderá auxiliar neste caso é o dermatologista, só ele poderá avaliar a lesão e dizer se realmente é um quelóide. Em alguns casos o médico solicita uma biópsia que é a retirada de um pedaço da lesão para análise mais aprofundada, descartando a hipótese de câncer.

O quelóide não tem cura, apenas existem tratamentos que amenizam a aparência. Em alguns casos o quelóide pode ser retirado, porém nenhum tratamento tem garantia para que ele não volte mais.

No caso da cirurgia pode-se retirar todo o quelóide ou só seu o conteúdo. Geralmente a cirurgia é realizada juntamento com outros tratamentos.

Existe uma outra técnica que é a Criocirurgia onde é usado nitrogênio líquido com o objetivo de congelar a cicatriz, porém este método resolve pouco. O uso de corticoides auxiliam para diminuir a coceira e a dor.

Publicidade

Deixe uma resposta