Exoterismo e Horóscopo

O que é Quimera?

Uma quimera é um tipo de figura mítica que continua povoando a imaginação das pessoas pelo decorrer dos tempos. Apesar de haver muitas definições sobre o que seria uma quimera a que mais se sobressai é aquela que diz tratar-se de uma criatura que uma cabeça e um corpo de leão e também outras duas cabeças que seriam de um dragão e um cabra.

Publicidade

Outras descrições dizem que a quimera é composta de outros animais e é mais variada em sua composição, mas, o que podemos definir é a sua essência, ou seja, o fato de se tratar de uma figura que além de dar medo também impõe uma estranheza de sonho com sua confusão de combinações.

Essa composição plenamente fantasiosa proporcionou a quimera ser um tipo de expressão que indica algo de sonho que não é possível de existir. Desde o surgimento na Anatólia no século VII a.C foi de grande influencia sobre as pessoas que procuravam por essa figura fantástica. Para os antigos a quimera era o fruto da união carnal entre Equidna (que era metade mulher e metade serpente) e Tifon (um gigante).

Publicidade

Mas, como toda lenda sempre possui diversas possibilidades de seu surgimento há até mesmo uma versão que diz que quimera foi a criatura que nasceu da Hidra de Lerna e o Leão da Nemeia (personagens dos Trabalhos de Hercules).

Depois de muito tempo da existência do termo quimera este passou a ser referencia a qualquer criatura monstruosa, principalmente, aquelas presentes na arquitetura.

Publicidade

Deixe uma resposta