Saúde e Bem Estar

O que é Quiropraxia?

Antigamente definida como um sistema de ajustamentos de segmentos da coluna vertebral utilizando somente as mãos, para correção das causas das doenças.

A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral.

Publicidade

Está estabelecida em mais de 60 países, como EUA e Canadá, onde está entre as quatro maiores profissões na área de saúde, junto com a Medicina, Biomedicina e Odontologia. Atualmente no nosso país, passa por um processo de reconhecimento e legalização da profissão. Em 2001 foi elaborado o projeto de lei PL 4.199/2001 que visa legalizar a profissão, porém existem dois cursos universitários particulares reconhecidos pelo MEC.

Há aproximadamente 100 mil profissionais no mundo, dos quais 69% encontram-se em território norte-americano.

Publicidade

O fundador da moderna Quiropraxia foi Daniel David Palmer, que nasceu em Port Perry, Ontário, Canadá, em 7 de março de 1845, porém há manuscritos chineses e gregos de 2700 a.C. e 1500 a.C. que mencionam formas rudimentares de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares.

O primeiro ajuste quiropráxico registrado de Palmer foi realizado em 18 de setembro de 1895.

Os primeiros relatos sobre Quiropraxia no Brasil são datados de 1922, com Willian F. Fipps que foi o primeiro a praticar a profissão. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 700 quiropraxistas vinculados a ABQ trabalhando em território nacional. Estes são reconhecidos pela Federação Mundial de Quiropraxia e pela Organização Mundial da Saúde. Não existem dados mensurando a quantidade de quiropraxistas que foram formados por cursos não oficiais.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e consequências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente. Há ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação das articulações, com um enfoque particular nas subluxações.

Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são: dores na coluna lombar, hérnia de disco e dor ciática, dores no pescoço, tensão muscular, Problemas nas articulações (ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo), restrições à movimentações, lesões por esforço repetitivo (LER). Existem centenas de pesquisas que relatam o tratamento de Quiropraxia como uma das formas mais seguras para acometimentos articulares, especialmente a coluna vertebral.

Estudos comparando o uso da quiropraxia com o uso de medicamentos analgésicos para tratamento de cefaléia tensional comprovam que a manipulação da coluna reduz consideravelmente a dor em relação ao medicamento, que possui ação curta.

Publicidade

Deixe uma resposta