Comportamento

O que é racismo?

Racismo é uma forma de pensar onde há discriminação entre a raças humanas e etnia , acreditando ter uma raça superior a outra.

Publicidade

No racismo a pessoa não é determinada pelas suas qualidades ou defeitos e sim pela raça ou cor.

Teve sua origem na antiguidade quando os negros trabalhavam como escravos. Os capitalistas dominaram a economia e então a escravidão foi a principal causa para o racismo. Também aconteceu em outros países como nos Estados Unidos que até a década de 50 os negros eram mortos enforcados em árvores.

Publicidade

As primeiras manifestações de racismo surgiram na Espanha, no século XV relacionado a judeus e muçulmanos.

A Declaração do homem, formulada no século XVIII, defendia a ideia que todos somos iguais, não importando a raça, religião, idade ou sexo. Porém na época esta declaração não foi seguida ao excluir os negros, pois segundo os racistas eles não poderiam ser considerados cidadãos por ser uma raça selvagem e primitiva.

No Brasil os negros eram escravos nos engenhos de cana-de-açúcar. Com a abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, ocorreu a liberdade total do negro. O racismo diminuiu, mas não acabou, pois ainda se via anúncios de empregos procurando pessoas com boas aparências e o governo não dava ajuda aos ex-escravos.

Atualmente o racismo é menor, porém ainda há casos de discriminação de pessoas negras, obesas, índios. Até mesmos as pessoas de baixa renda sofrem preconceito e muitas vezes são vítimas de violência e desprezo.

Publicidade

Deixe uma resposta