Tecnologia e Internet

O que é Radar?

Radar é um aparelho eletrônico que permite detectar objetos a grandes distâncias, apensar da escuridão e do mau tempo. É empregado para dirigir tanto o trânsito aéreo como o marítimo e para também detectar e identificar navios e aviões e automóveis que estejam acima da velocidade permitida.

Publicidade

O radar opera da mesma forma que as ondas sonoras que se chocam com o relevo montanhoso ou com as paredes de um túnel que cria eco. O radar emite breves impulsos de energia sob a forma de ondas de rádio que se chocam, na sua trajetória, contra os objetos e voltam ao emissor em forma de eco. Os impulsos refletidos aparecem numa tela semelhante a da televisão em forma de pequenas manchas de luz.

Grande parte dos radares contam com seis partes importantes. O modulador que põe o transmissor em condições de enviar um impulso elétrico a ser recebido como eco; o transmissor que envia uma microonda sob a forma de impulsos muito curtos; a antena que concentra os impulsos num feixe e também recebe os sinais do eco; o alternador que por meio de uma chave, liga primeiro o transmissor e depois o receptor da antena; o receptor que serve para captar, amplificar e transformar os ecos fracos, de tal maneira que possam ser vistos na tela do radar; e também o indicador que apresenta ao operador as manchas ou os pontos luminosos sobre a tela.

Publicidade

O radar utilizado pela policia para determinar a velocidade dos automóveis é o radar de onda contínua ou Doppler. Este radar envia ondas de rádio contínuas ao invés de enviar apenas impulsos.

Durante a Segunda Guerra Mundial o radar foi amplamente utilizado, atualmente ele é empregado também nos observatórios meteorológicos, na navegação e para prevenir acidentes , tanto marítimos quanto acidentes aéreos.

Publicidade

Deixe uma resposta