Notícias e Atualidades

O que é Radiação?

Em tempos de campanhas para preservação da natureza e também de grandes acidentes nucleares se fala muito em radiação, porém, é importante que a gente entende bem esse conceito de radiação. Para começar esse assunto tão controverso é importante destacar que existem muitos tipos de radiação diferentes entre si.

Publicidade

Para compreender essas diferenças deve-se saber que a radiação são ondas eletromagnéticas ou de partículas que se propagam a uma certa velocidade. As ondas de radiação contém carga elétrica e magnética, além de energia. A diferença entre os tipos de radiação já começam na forma como elas são geradas, ou seja, se são naturais ou então criadas pelo homem.

Para ilustrar melhor o tema da radiação devemos destacar que elas podem ser micro-ondas, luz, raios X além de radiação gama. As radiações que são compostas de partículas se comportam em geral na forma de feixes, podem ser feixes de elétrons, prótons, radiação alfa ou beta.

Publicidade

Outro ponto que cria diferenças entre os tipos de radiação é fato de ser ionizante ou não ionizante. A primeira é aquela que está sempre a nossa volta e não causa nenhum problema ao ser humano, já a segunda traz alterações no estado físico dos átomos e ainda gerar perda de elétrons.

Os riscos que a radiação pode trazer podem ser facilmente evitados se antes de realizar construção de prédios e povoação de determinados lugares se fizer uma avaliação dos níveis de radiação. Não podemos pensar que a radiação é apenas ruim, pois graças a ela podemos realizar exames muito importantes como radiografias, raio X e muitos outros.

Publicidade

Deixe uma resposta