O que é Radioatividade?

Por: hiper

A matéria é feita de átomos, os átomos por sua vez possuem um núcleo, que é recheado por próton, carga positiva, e os famosos nêutrons. E em torno de tudo isso estão os elétrons, estes possuem carga negativa.

O que é Radioatividade?

A radioatividade é resultante de uma liberação de energia do núcleo de um átomo, porém, para que essa energia seja liberada o núcleo deste átomo precisa ter uma relação instável dos números de prótons e nêutrons. Mas, para quem já associa à radioatividade apenas coisas extremamente ruins saiba que o ambiente em que vivemos é por si mesmo radioativo. O carbono 14 é um bom exemplo, o respiramos e nem percebemos que ele é radioativo.

A radioatividade é uma instabilidade que pode ocorrer em maior ou menor grau. Quanto maior a radioatividade a que estamos expostos pior são seus efeitos em nosso organismo.

Algumas das reações mais comuns para aqueles que estão muito expostos a radioatividade: um tipo de oxidação nas moléculas de DNA, isso acontece pela geração de radicais livres; um empecilho a reprodução celular; e a mais perigosa de todas as reações possíveis, a geração de um câncer.

A radioatividade pode ser muito perigosa, suas consequências podem levar as pessoas a morte. Por isso que há várias políticas para evitar o contato das pessoas com a radiação.

Deixe uma resposta