Esportes

O que é rafting?

Rafting é um esporte radical onde o praticante desce rios dentro de botes, passando por corredeiras e pedras. Para praticar este esporte deve-se ter coragem e bom estado físico. Rafting vem da palavra raft que em inglês significa balsa.

Publicidade

Para quem quer praticar o rafting deve seguir os comandos dos instrutores que vão junto ao bote e vão direcionando os remadores. Alguns comandos são ?frente? todos devem remar para frente, ?ré? todos devem remar para trás e ?piso? que significa que todos devem segurar firme o remo e se abaixar dentro do bote para enfrentar as corredeiras.

O rafting surgiu em 1869, quando o americano John Wesley Powell organizou uma expedição com barcos no Grand Canyon nos Estados Unidos. Os botes eram de madeira e apresentavam vários problemas. Somente na década de 50 é que rafting ficou mais conhecido. No Brasil chegou na década de 80 e os botes foram utilizados nos rios Paraíba do Sul e Paraibuna. O primeiro campeonato brasileiro aconteceu em 1995, na cidade de Tibagi, no Paraná. A capital brasileira dos esportes radicais é a cidade de Brotas em São Paulo, pois tem infra-estrutura e uma bela natureza.

Publicidade

O material dos botes chama-se hypalon que é bem resistente e quanto maior o tamanho do bote maior a estabilidade. O praticante deste esporte deve usar capacete com regulagem interna e coletes salva-vidas. Outro equipamento de segurança é cabo elástico que é uma corda com 20 metros. O calçado utilizado é o mesmo dos velejadores para proteger contra batidas em pedras.

O rafting apresenta vários níveis, o nível I é praticado por iniciantes pois o rio tem pequenas ondas, no nível II as ondas podem chegar a 1 metro e então deve-se ter conhecimento das manobras. Nos níveis III, IV, V e VI é necessário mais experiência pois as ondas são mais altas e mais perigosas.

Muitas empresas utilizam este esporte com seus funcionários para desenvolver o trabalho em equipe porque no rafting a sintonia é fundamental, além de companheirismo e harmonia entre os participantes.

Publicidade

Deixe uma resposta