Tecnologia e Internet

O que é RAM

Descubra o que é este componente do seu computador e qual a sua função.

RAM significa Random Access Memory e é um tipo de memória utilizada pelos computadores que tem a função de armazenar temporariamente dados, fazendo com que o computador ganhe em desempenho. Isso porque nesta memória são acessados dados mais rapidamente do que se fossem acessados pelo disco rígido. A memória RAM não pode guardar tantos dados como um HD, mas quanto maior sua capacidade, mais rápido será o computador. A memória RAM também pode ser utilizada em impressoras ou outros dispositivos.

Publicidade

Memória volátil

A RAM possui uma memória do tipo volátil, isto é, quando o computador é desligado, todo conteúdo de sua memória é perdido, diferente do que ocorre com o disco rígido ou com a memória flash, onde seu conteúdo é gravado de forma permanente. Quando o computador é desligado, a memória RAM é limpa, para ir sendo preenchida novamente na próxima execução do sistema.

Arquitetura

A memória RAM pode ser vendida separadamente em chips que são adicionados na placa mãe do computador. Quanto mais placas de memória RAM você adicionar no seu computador, maior será seu desempenho.

Publicidade

Quanto mais vai avançando a tecnologia, maiores velocidade de RAM vão surgindo mas também a sua arquitetura vai mudando e as placas mães precisam ter estes padrões compatíveis.

Uma placa mãe não aceita qualquer tipo de memória RAM. Muitas placas aceitam até um determinado limite de capacidade, por isso não é possível colocar uma quantidade maior do que esta limitação. A outra limitação é por parte da arquitetura, pois existem memórias do tipo DDR, SDRAM, DIMM, etc. E cada placa mãe só pode aceitar um desses tipos, portanto, antes de você comprar memórias, é preciso ver se é um modelo suportado pela sua placa.

Escolhendo um computador

Como a memória RAM é um dos principais componentes no que se refere a desempenho, este é um fator que você precisa avaliar antes de comprar um novo computador. Ao efetuar a compra, verifique se a placa aceita os modelos mais novos de RAM, pois se não, você ficará preso à limitação original do computador, não podendo fazer um upgrade, se necessário.

O preço da memória RAM vai depender da tecnologia em uso e da sua capacidade. A marca da memória também pode fazer o preço se elevar.
Testando a memória

Quando o computador reinicia sozinho, a primeira suspeita recai para cima da memória RAM. Nesses casos é preciso fazer um teste nelas. Isso pode ser feito com programas como o MEMTEST, que pode ser facilmente baixado pela internet. Ele irá efetuar vários testes em sua memória e indicar erro, caso encontre.

Publicidade

Deixe uma resposta