O que é Realismo Fantástico?

Por: hiper

O Realismo Fantástico pode receber outros nomes como Realismo Mágico ou Realismo Maravilhoso e se trata de uma escola literária do século XX. Muitos consideram que o Realismo Fantástico se trata de uma resposta da América Latina e Literatura Fantástica da Europa.

O que é Realismo Fantástico?

Os autores mais consagrados nesse estilo são Gabriel García Marquéz ganhador de um Nobel de Literatura e Jorge Luís Borges. O Brasil também tem os seus autores deste estilo tão particular são eles Murilo Rubião e José J. Veiga.

A época mais efervescente deste estilo foram as décadas de 60 e 70 nas quais a tecnologia e a superstição estavam com grande força no imaginário das pessoas em geral. Este estilo também entrou na história pelo fato de passar mensagens contra os regimes ditatoriais que se encontravam instaurados nesses países.

O Realismo Fantástico deu origem a diversos romances e contos e as principais características que o estilo emprega são aspectos e fatos mágicos surreais vistos pelos personagens como algo normal e convencional que faz parte do mundo; presença de intuição e previsões pelos personagens como se isso fizesse parte dos sentidos humanos normais; elementos mágicos que aparecem em meio a história e não tem necessariamente uma explicação plausível; noção de tempo distorcida o presente pode e repetir inúmeras vezes; estética que mistura a fantasia com e real; o cotidiano com elementos fantásticos que no contexto fazem parte da história.

Um filme que emprega este estilo é “O Labirinto do Fauno” assistindo você poderá entender melhor o que é o Realismo Fantástico.

Um comentário

  1. samyra
    10 de março de 2013

    amei me ajudou de mais
    b
    e
    i
    jos !!!

Deixe uma resposta