O que é Reciclagem?

Por: Ananda Manica

Reciclagem é o conjunto de técnicas e ações realizadas para aproveitar materiais que foram descartados, como matéria prima para outros produtos. Essa técnica é de extrema importância nos dias de hoje devido ao aumento do consumo de produtos e consequentemente do descarte dos mesmos.

O que é Reciclagem?

A reciclagem ajuda a diminuir a exploração dos recursos naturais, beneficiando o meio ambiente e o próprio bolso das pessoas, pois muitas vezes é mais barato produzir determinado produto através de resíduos reciclados do que produzi-lo através de matéria prima bruta.

Diversos produtos podem e devem ser reciclados, sendo eles: o plástico; metal; papel e o vidro. Cada vez mais os grandes centros urbanos estão ficando antenados nessas questões e procurando viabilizar projetos que estimulem a prática da reciclagem. Se for bem planejado, o projeto só tem a beneficiar o município e o meio ambiente, além de melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Utilizando a coleta seletiva de resíduos, os moradores irão separar em suas casas todo os produtos que podem ser reciclados dos que não podem, e posteriormente o município se encarregará de fazer a recolha desses produtos e encaminhá-los para locais onde possam ser separados de acordo com seu tipo. A partir daí, esses produtos que podem ser reciclados podem ter diversos encaminhamentos, como serem destinados a alguma empresa do próprio município que realiza a reciclagem; pode também ser utilizado pela própria comunidade do bairro para auxiliar na renda de famílias carentes sendo usado para a produção de produtos reciclados, como bancos de garrafa pet; papéis reciclados e diversos outros produtos que podem ser feitos com resíduos não mais utilizados.

Além de todos os benefícios já citados, o maior deles é sem sombra de dúvidas o ambiental. O meio ambiente tem muito a ganhar com a reciclagem, pois diminui a quantidade de lixo que iria parar em rios, córregos e nascentes, protegendo-os da poluição dos mesmos e também protegendo a saúde da fauna e flora e das pessoas.

Deixe uma resposta