Curiosidades

O que é Refrigeração?

A refrigeração é um processo que possui como finalidade esfriar substâncias, na maior parte das vezes perecíveis, visando uma melhor conservação das mesmas. A refrigeração é realizada dentro de recintos especiais, como o refrigerador e o frigorífico, mas também pode ser realizada em câmaras de refrigeração.

Publicidade

Em meios de transportes, como navios, aviões e trens há a necessidade de se construir enormes sistemas de refrigeração fixos, para preservar os alimentos, medicamentos e diversas outras substâncias que se deterioram com o passar do tempo se não forem mantidas sob determinada temperatura.

Para a refrigeração pode-se utilizar também o gelo, a maioria das geladeiras possui um local onde se pode armazenar formas de gelo. O ar mais frio acaba descendo enquanto o mais quente sobe, dentro da geladeira, havendo então uma contínua circulação de ar. A principal vantagem das geladeiras é que ela mantém o ar úmido, impedindo que os alimentos ali presentes acabem se deteriorando.

Publicidade

O princípio que rege a refrigeração é o seguinte: o calor que é transferido a um determinado corpo sólido pode transformá-lo em líquido; o calor extraído de um líquido pode por sua vez, transformá-lo em sólido. O mesmo processo é adotado em refrigeradores mecânicos. Porém, neste último caso, o agente refrigerante passa o estado líquido para o estado gasoso, ao invés de se transformar de sólido em líquido.

O motor de um refrigerador aciona um compressor, que possui como função comprimir o gás, que liquefeito, é conduzido através de um encanamento pequeno. O calor dos alimentos presentes torna a transformar o líquido em gás: o compressor provoca novamente a circulação do agente refrigerante, de forma a se refazer o ciclo diversas vezes.

Os refrigeradores a gás possuem chamas para evaporar os líquidos, que depois tornam a se tornar líquido, expandindo-se e absorvendo o calor de dentro do congelador.

Publicidade

Deixe uma resposta