Curiosidades

O que é Regeneração?

A regeneração é um processo pelo qual um ser vivo substitui uma parte destruída ou perdida de seu corpo, por outra nova, exatamente igual à primeira.
Certos animais marinhos conseguem regenerar todo seu corpo se for preciso a partir de apenas uma pequena parcela do corpo original.

Publicidade

A estrela do mar se for dividida em diversas partes diferentes, cada uma delas dará origem a uma nova estrela do mar, totalmente completa, com cinco braços cada uma.

Já nos seres humanos, devido aos tecidos serem muito complexos, a regeneração ocorre muito lentamente, porém se o núcleo de uma determinada célula nervosa sofrer alguma lesão, a regeneração não será mais possível.

Publicidade

A regeneração ocorre da seguinte forma: primeiramente existe a cobertura da parte lesada do corpo, em animais inferiores, são as células do tecido circunjacente que se estendem para cobrar a área ferida. Já em animais superiores, o sangue coagula sobre a lesão sofrida, e em seguida, as células fagocitárias englobam e retiram as células mortas do local. Em formas mais desenvolvidas, ao lado dessas células fagocitárias agem algumas enzimas que acabam digerindo o material necrosado. Em seres inferiores as células indiferenciadas chegam até a lesão. Nos animais considerados complexos, são as células diferenciadas que cobrem a lesão. Posteriormente é iniciada a regeneração propriamente dita.

Os neoblastos ou as células diferenciadas constituem um broto, denominado blastema, sobre a lesão. Suas células iniciam a divisão com bastante rapidez e as novas células formadas irão se diferenciando nas novas estruturas.

A regeneração depende do tipo de tecido afetado, da intensidade da lesão e também da manutenção da estrutura prévia do tecido. As células labiais são um exemplo de regeneração contínua, os tecidos dos lábios são capazes de realizar a reparação através de proliferação , aquelas células que já morreram.

As esponjas do mar possuem um poder de regeneração incrível, mesmo se forem trituradas elas conseguem se refazer.

Publicidade

Deixe uma resposta