Exoterismo e Horóscopo

O que é Reiki?

Bastante divulgado no Brasil, é um tratamento alternativo que se propõe a curas físicas e espirituais.

O Reiki é uma prática espiritual esotérica, desenvolvida pelo padre japonês Mikao Usui em 1922. A prática se baseia no reequilíbrio das energias vitais do paciente (Ki, em japonês), pela canalização da energia cósmica (Rei). Foi introduzida nos EUA nos anos 1940 pela nipo-americana Hawayo Takata.

Publicidade

Os reikianos (terapeutas do Reiki) divergem sobre a fonte de energia transmitida ao paciente, mas a maioria concorda em que ela flui diretamente da Deusa (seria a deusa do Sol japonesa Amaterasu, identificada com a Grande Mãe) e pode ser coadjuvada por mentores espirituais. A energia atravessa o corpo do reikiano, a partir do chakra cardíaco, é direcionada para as mãos do terapeuta e daí para os corpos sutis e físico do receptor. Ainda aqui há uma divergência: enquanto uma corrente afirma que o Rei entra pelo chakra coronário (no alto da cabeça), outra entende que o canal de entrada é o chakra raiz, situado no períneo.

O tratamento consiste em deixar o paciente deitado e aplicar a energia universal através da imposição de mãos. Alguns praticantes tocam o corpo, mas a regra geral é mantê-las a cerca de dez centímetros, na aura do paciente. O reikiano não precisa se preocupar em direcionar a aplicação, já que, segundo a prática, trata-se de uma energia inteligente, que encontra por si os bloqueios energéticos, mudando a direção e intensidade de acordo com os problemas do assistido.

Publicidade

O reikiano não transmite sua própria energia vital; é apenas um canal de transmissão. Por outro lado, o paciente pode bloquear a recepção, segundo seu estado mental. Indiferença, desconfiança e mesmo o cultivo voluntário das causas que produzem as doenças, como vícios e defeitos, funcionariam como uma espécie de carapaça, na qual a energia não penetra.
O tempo do tratamento é variado. Especialistas afirmam que inicialmente o assistido pode sentir a eclosão de sentimentos hostis represados, como raiva e medo. Também é comum o afastamento de pessoas queridas, que seriam vetores dos bloqueios energéticos. Ainda segundo reikianos experientes, muitos interrompem o tratamento nesta fase, por “ainda não estarem prontos”. Vencida a etapa de desintoxicação energética, os pacientes passariam a vivenciar no Reiki a absorção de uma energia sublime.

A aplicação do Reiki geralmente segue pelos meridianos e chakras da Acupuntura. A técnica se baseia em cinco princípios, que devem ser cultivados diariamente e recitados como um mantra: não se aborreça, não se preocupe, reverencie pais e anciãos, trabalhe e seja gentil.

Apesar de diversos relatos pessoais sobre a eficácia da prática, o Reiki não é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e não há estudos científicos que comprovem resultados práticos. Na verdade, é uma questão de fé, não de ciência.

Publicidade

Deixe uma resposta