O que é releitura?

Por: hiper

É bastante comum as pessoas dizerem “Fulano fez uma releitura do trabalho de Ciclano”, mas, o que é uma releitura? Não é um conceito difícil de entender, mas, com certeza ainda sofre devido a linha tênue que há entre releitura e cópia.

O que é releitura?

Fazer uma releitura não significa fazer uma cópia, mas, sim fazer um trabalho com uma visão diferente daquela que o artista que a criou utilizou. As possibilidades são muito variadas, você pode encontrar, por exemplo, uma obra, famosa ou não, e desejar fazer uma interpretação dela. Ou seja, se for uma pintura você poderá fazer a sua pintura com elementos que o autor utilizou na original, mas, de acordo com a sua concepção do tema.

A imagem que ilustra este artigo é um exemplo de releitura da obra Guernica, de Pablo Picasso, a ideia é mostrar os elementos que a compõem a pintura original e transformá-la para a realidade da pessoa que está criando sua releitura.

Mas a pintura não é a única forma e arte que pode ter uma releitura, é possível fazer isso com poesias, musicas, textos. Por exemplo, alguns diretores de teatro e cinema fazem releituras de roteiros consagrados para a nossa realidade. Um bom exemplo é a história de “Romeu e Julieta”, de shakespeare, que já recebeu diversas releituras. A Mona Lisa de Da Vinci também possui várias releituras, no Brasil temos inclusive uma Mônica Lisa.

Deixe uma resposta