Saúde e Bem Estar

O que é relógio biológico?

Sempre ouvimos expressões sobre o relógio biológico, mas é difícil saber o que é este dito reloginho. Basicamente, podemos entender o relógio biológico como um sistema que controla os horários de nosso corpo. Seria uma forma de nosso organismo poder ter maior controle do que acontece com ele. É, por exemplo, graças ao relógio biológico que o corpo controla nossa variação de temperatura e de pressão. Sem ele seria um caos.

Publicidade

O relógio biológico controla, por exemplo, a secreção dos hormônios do sono, por isso é que as pessoas têm hábitos e horários para dormir diferentes entre si. O nosso corpo se acostuma com nossos hábitos e consequentemente o relógio se adapta.

O relógio está situado no hipotálamo, no cérebro, o que controla este relógio são os ponteiros do nosso corpo, que dizem quando todos os eventos devem acontecer. Dormir, ir ao banheiro, comer.

Publicidade

Já foi comprovado em pesquisa que 80% de toda a população do mundo vive no mesmo ritmo biológico, o ritmo considerado normal, ou seja, dormir no inicio da noite e realizar grande parte das atividades durante o dia. Porém, 20% da população possuem uma grande concentração de seu ritmo num determinado período do dia, seja durante a noite ou mesmo pela manhã.

Publicidade

Deixe uma resposta