O que é Reprodução Assexuada?

Por: Ananda Manica

Reprodução Assexuada é um tipo de reprodução onde há apenas um progenitor, ocorre em alguns animais e plantas. Existem diferentes tipos de reprodução, alguns desses tipos são: a regeneração ou fragmentação, a cissiparidade, a brotação e a formação de esporos.

O que é Reprodução Assexuada?

A regeneração ou fragmentação é um tipo de reprodução assexuada que ocorre da seguinte forma: determinada planta ou animal possui uma determinada parte de seu corpo que foi separada do resto por determinado motivo, essa parte que se separou do resto cresce e acaba reconstituindo as partes que faltam, a fim de completar o organismo em questão. Um exemplo de animal que se reproduz por regeneração é a minhoca, se ela se divide em duas partes cada uma delas regenera a parte que falta.

Outra forma de reprodução assexuada é a cissiparidade, também conhecida como divisão. Este tipo de reprodução é utilizado principalmente pelas bactérias, que consiste na divisão do corpo do ser unicelular ao meio. Essa divisão origina duas células filhas idênticas a célula mãe, o que indica que a célula  que se dividiu, ou seja, as partes que compõem o núcleo dessa célula sofreram uma duplicação, antes de se produzir a subdivisão.  Se isso não ocorresse, as células filhas teriam apenas metade dos cromossomos da célula mãe. Algas também são seres que se multiplicam através desse tipo de reprodução.

A Brotação nada mais é do que o crescimento dos brotos (ou filhos) ao longo do corpo do genitor, sendo eles uma planta ou um animal. Ao atingir determinado grau de maturidade, cada um desses brotos se desprende do corpo do genitor e se transforma em uma planta ou animal totalmente independente. Este tipo de reprodução é bastante comum entre fungos, esponjas e hidras.

A formação de esporos é outro tipo de reprodução assexuada. Os esporos são fragmentos unicelulares recobertos por uma espessa parede. Eles são formados por um mecanismo de mitose e cada esporo pode se transformar em uma nova planta ou animal quando liberado e colocado em condições que sejam favoráveis.

Deixe uma resposta