Saúde e Bem Estar

O que é Resfriado?

O Resfriado é uma doença de caráter simples causada devido a ação de diversas espécies de vírus. Geralmente as pessoas acabam pegando o resfriado devido a uma exposição prolongada a baixas temperaturas, a umidade e também a súbitas correntes de ar.

Publicidade

O resfriado causa uma infecção no aparelho respiratório superior, devido a isso é que há a secreção nasal. Outros sintomas bem comuns do resfriado é a febre, acompanhada de calafrios e a tosse, em certos pacientes pode haver também dores musculares, fraqueza de um modo geral e mal estar.

Esta doença não é considerada grave, porém pode se tornar se houver maiores complicações se não for tratada corretamente. O resfriado aparece de forma epidêmica, durante algumas estações do ano, sendo assim, é muito fácil o contágio, que é realizado através do contato de um indivíduo a outro através de gotículas de saliva da pessoa contaminada que acaba permanecendo no ar.

Publicidade

O tratamento para o resfriado é simples, basta que haja um repouso para evitar o contágio a mais pessoas. Se houver mais sintomas como a febre, é importante beber muito líquido e procurar auxílio com um médico, para que ele receite medicamentos que auxiliem na diminuição de catarros, mal estar e febre.

Muitas pessoas acabam confundido o resfriado com a gripe, é importante diferenciar essas duas doenças. A gripe é uma doença grave e também é contagiosa, ela é causada pelo vírus Influenza, este vírus possui três tipos( A,B e C), já o resfriado é menos intenso e é causado por vírus do tipo Rhinovírus. Outra diferença é na duração, sendo que a gripe dura uma ou duas semanas, já o resfriado dura aproximadamente 7 dias.

Para se prevenir de resfriados é importante manter uma alimentação saudável, regada de vitamina C, ingerir bastante líquido e evitar permanecer em locais onde há pessoas doentes.

Publicidade

Deixe uma resposta