Saúde e Bem Estar

O que é ressonância magnética

Saiba como funciona este exame de alta tecnologia.

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico que utiliza poderosos campos magnéticos e ondas de rádio que são transformadas em imagens de computador de alta definição, fazendo com que seja possível verificar com precisão até mesmo as pequenas lesões. Este exame pode ser realizado de forma que é possível ver qualquer parte do interior do corpo humano, sendo um exame completamente indolor, não possuindo qualquer efeito colateral, já que não utiliza radiação.

Publicidade

Como é o exame

O tempo de exame varia muito do órgão a que se está analisado, possuindo em média 30 ou 40 minutos, mas podendo chegar a 2 horas em alguns casos. O grande incômodo é ter que ficar numa mesma posição durante todo este tempo, sem poder se mexer, além disso, durante o exame você escutará muito barulho o tempo todo.

Ao fazer o exame é preciso retirar qualquer tipo de objeto metálico, como relógios, jóias, brincos, etc. As pessoas que utilizam marca-passo também não podem realizar este exame. E por fim, pessoas claustrofóbicas não conseguirão realizar o exame pois ficarão em um espaço justamente onde sentem a fobia.

Publicidade

Uso de contraste

Em alguns casos é preciso que o diagnóstico seja mais detalhado e para isso apenas a ressonância, apesar da grande definição proporcionada, não é suficiente. Para aumentar essa precisão, é utilizado um contraste chamado gadolínio, aplicado diretamente na veia. Este tipo de contraste não gera qualquer tipo de alergia ou efeito colateral.

Preparação para o exame

Para fazer o exame, não é preciso uma grande preparação. Você só precisa estar atento às informações que lhe são passadas e seguir à risca todas elas. O principal durante o exame é manter a calma e não se agitar. Em alguns poucos casos é orientado o jejum ou que você faça uma refeição leve.

Valor do exame

Um equipamento de ressonância magnética é um aparelho muito caro, por isso o exame tem um valor tão elevado. Quem não tem plano de saúde ou não pode esperar anos na fila do SUS terá que desembolsar um alto valor para realizar seu exame. Uma ressonância da coluna vertebral custa em torno de R$ 800, enquanto que para o coração o valor sai em torno de R$ 1.600, já que é um órgão vital.

Vantagem

A grande vantagem da ressonância está na sua capacidade de analisar qualquer tipo de estrutura do corpo e com a qualidade que possui, diferente de outros tipos de exames. Com a ressonância magnética você pode ter imagens bidimensionais ou tridimensionais, podendo diagnosticar lesões no músculo, ligamentos, tendões e até mesmo câncer.

Publicidade

Deixe uma resposta